Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA TAMBÉM TÊM DIREITO AO ADICIONAL DE 50% SOBRE OS ACRÉSCIMOS DE CARGA HORÁRIA

Segundo o educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746 a 1827), “o professor é como um jardineiro, que providência as condições propícias para o crescimento das plantas”. Nesse caso, as plantas são as crianças, nossos filhos, nosso futuro.

Todavia, apesar da enorme importância dos professores e educadores em nossas vidas, não recebem sequer salários dignos, obrigando-os a trabalhar além da jornada contratada, muitas vezes por até 60h semanais para um mesmo empregador, especialmente na rede pública de ensino.

Além de considerável parcela de responsabilidade sobre o nosso futuro e de nossos descendentes, de recebem uma miséria e de serem obrigados a trabalhar quase em regime de escravidão, ainda não tem respeitados os seus direitos trabalhistas. É o que ocorre com o adicional de 50% sobre a hora de trabalho além da contratada, previsto no artigo 7.º, inciso XVI, da Constituição Federal. Por ironia, um jardineiro (literalmente dizendo) contratado, receberia sua hora de trabalho extraordinária com esse acréscimo.

Em outras palavras, milhares de professores, por necessidade, trabalham além da jornada contratada, mas recebem somente pelas horas trabalhadas a mais, sem o adicional acima mencionado.

Por essa razão, o Juiz Fernando de Castro Mesquita, da 3.ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos da Comarca de Goiânia, em sentença, declarou que os professores têm direito ao adicional constitucional de 50% sobre as horas de trabalho suplementares, mesmo que tenham o nome de “acréscimo de carga horária” ou “dobra” (proc. 200602476598).

Dessa forma, todos os professores que trabalham além da carga horária contratada e não recebem os 50% de adicional constitucional sobre essa hora de trabalho suplementar, podem buscar no Poder Judiciário, através de advogado, o recebimento todos os valores que lhes são de direito.

Comentários

AV2M08 disse…
olá! sou professor da rede municipal de goiania, e tenho dobra desde janeiro do ano passado, quando ingressei como concursado novo. Há a possibilidade de rever o meu salário? aguardo contato para maiores esclarecimentos... Atenciosamente... av2m08@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

DIREITOS E VANTAGENS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS DA FUNÇÃO EXERCIDA PREVALECEM EM CASO DE CONTRATOS NULOS COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

As contratações sem concurso público foram prática comum os anos noventa e dois mil, e ainda existentes em muitas Unidades da Federação Brasileira nos dias de hoje. Essas contratações são nulas segundo o Poder Judiciário e Constituição Federal, fazendo as funções exercidas na realidade prevalecer sobre a indicada no nulo contrato, ou seja, valem os Direitos trabalhistas e previdenciários da função exercida em detrimento das da função constante no contrato nulo.

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DEVE ESTAR ACIMA DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO

O que vale mais em tempos de paz? A dignidade das pessoas ou o interesse público? Homens e mulheres diante da Administração Pública são pessoas humanas ou coisas inferiores? Onde ficam os servidores públicos diante do conflito entre a dignidade da pessoa humana e a supremacia do interesse publico? São pessoas ou coisas? A resposta mais comum a essas perguntas tem sido de que o interesse público deve prevalecer sobre os interesses individuais sob todas as circunstâncias. O coletivo é mais importante que o privado. E quando se fala de servidores públicos a resposta mais comum que se ouve é a seguinte: “já entraram sabendo que era assim e tinham escolha de entrar ou não”. Interesse público ou supremacia do interesse público – Também chamado de supremacia do interesse público sobre o privado é inerente à atuação estatal e domina-a, na medida em que a existência do Estado justifica-se pela busca do interesse geral, sendo colocado como um dos princípios de observância obrigatória pela Adm

EMENDA CONSTITUCIONAL N. 47/2005.

DIREITO À PARIDADE TOTAL DAS APOSENTADORIAS COM OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DA ATIVA E DIREITO DA REVISÃO DO BENEFÍCIO E DO RECEBIMENTO DAS DIFERENÇAS DE 31/12/2003 À 05/07/2005 Caros amigos servidores públicos. Só Deus sabe quantos problemas vocês têm enfrentado para se aposentarem. Os seus direitos previdenciários vêm sendo literalmente violentados desde 1998, com a Emenda Constitucional n. 20 (EC 20/98), e com a terrorista Emenda Constitucional n. 41 (EC 41/03), esta última do decepcionante e “traidor” Partido dos Trabalhadores. No entanto, depois de tanta usurpação dos direitos dos servidores públicos, foi aprovada no dia 5 de julho de 2005 a Emenda Constitucional n. 47 (EC 47/05), que veio amenizar um pouco essa transgressão. A EC 47/05 trouxe de volta a paridade total das aposentadorias com os salários dos servidores da ativa, dando direito aos servidores aposentados entre 31/12/2005 e 05/04/2005 à revisão de suas aposentadorias, bem como o direito ao recebimento das diferenças du