Pular para o conteúdo principal

POSSIBILIDADE DE PROVENTOS DE APOSENTADORIA DO SERVIDOR EQUIVALENTE À ÚLTIMA REMUNERAÇÃO DA ATIVA

Há muito tempo os servidores públicos e juristas estão confusos quanto às regras de cálculo dos proventos da aposentadoria voluntária integral de servidores. Por isso, realizou-se a presente pesquisa.

Inicialmente, verificou-se que, com a EC 41 de 19/12/2003, § 3.º do Art. 40 da Constituição Federal deixou de determinar que os proventos da aposentadoria seriam na totalidade do que se recebia na ativa, para serem baseadas nas contribuições do servidor durante toda a sua história, a ser calculado conforme estabelecido em lei específica.

Com base nesse novo § 3.º, aprovou-se a Lei n. 10.887/2003, normatizando que os proventos da aposentadoria do servidor é a média de 80% das maiores contribuições de sua vida, a partir de julho de 1994, devidamente corrigidas.

Contudo, o artigo 6.º da mesma EC 41/2003 esclarece outra regra: aqueles que já tiverem ingressado no serviço público até o dia 19/12/2003 terão direito de optar aos proventos no montante do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, se tiverem, naquela data: I - sessenta anos de idade, se homem, e cinqüenta e cinco anos de idade, se mulher; II - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher; III - vinte anos de efetivo exercício no serviço público; e IV - dez anos de carreira e cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

Além disso, o Art. 3.º da EC 47/2005 veio esclarecer que, resguardado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40 da Constituição Federal ou pelas regras estabelecidas acima, o servidor que tenha ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998 poderá aposentar-se com proventos integrais, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condições: I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher; II - vinte e cinco anos de efetivo exercício no serviço público, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria; III - idade mínima resultante da redução de um ano para cada ano excedido de termo de serviço.

Mister ressaltar que em todos os casos acima há a redução de 5 anos para idade e tempo de contribuição para aqueles que exercerem funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico, nos moldes do art. 40, § 5.º e artigo 67, § 2.º da Lei 9.394/96.

Com base nessa pesquisa, conclui-se o servidor pode optar pelos proventos de aposentadoria na equivalência ao que recebia na última remuneração da ativa, desde que atenda aos devidos requisitos esclarecidos nos três parágrafos acima.

WESLEY FANTINI DE ABREU

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom esse artigo... Estávamos precisando de artigos sobre esse assunto.
Anônimo disse…
Onde eu pesso minha aposentadoria com base nesse artigo?

Postagens mais visitadas deste blog

DIREITOS E VANTAGENS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS DA FUNÇÃO EXERCIDA PREVALECEM EM CASO DE CONTRATOS NULOS COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

As contratações sem concurso público foram prática comum os anos noventa e dois mil, e ainda existentes em muitas Unidades da Federação Brasileira nos dias de hoje. Essas contratações são nulas segundo o Poder Judiciário e Constituição Federal, fazendo as funções exercidas na realidade prevalecer sobre a indicada no nulo contrato, ou seja, valem os Direitos trabalhistas e previdenciários da função exercida em detrimento das da função constante no contrato nulo.

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DEVE ESTAR ACIMA DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO

O que vale mais em tempos de paz? A dignidade das pessoas ou o interesse público? Homens e mulheres diante da Administração Pública são pessoas humanas ou coisas inferiores? Onde ficam os servidores públicos diante do conflito entre a dignidade da pessoa humana e a supremacia do interesse publico? São pessoas ou coisas? A resposta mais comum a essas perguntas tem sido de que o interesse público deve prevalecer sobre os interesses individuais sob todas as circunstâncias. O coletivo é mais importante que o privado. E quando se fala de servidores públicos a resposta mais comum que se ouve é a seguinte: “já entraram sabendo que era assim e tinham escolha de entrar ou não”. Interesse público ou supremacia do interesse público – Também chamado de supremacia do interesse público sobre o privado é inerente à atuação estatal e domina-a, na medida em que a existência do Estado justifica-se pela busca do interesse geral, sendo colocado como um dos princípios de observância obrigatória pela Adm

DIREITO ADQUIRIDO À INCORPORAÇÃO DAS GRATIFICAÇÕES DE DIREÇÃO, SECRETARIA GERAL E COORDENAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÁS

Professores da rede pública estadual de ensino do Estado de Goiás que tenham recebido gratificação de função ou de representação por 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) anos intercalados até 4 de abril de 1995, possuem o direito adquirido de lha incorporar em seu vencimento para fins de aposentadoria. Esse direito está insculpido no artigo 98 da Constituição Federal do Estado de Goiás o qual prolatava o seguinte: “O servidor que satisfizer as exigências do art. 97 desta Constituição será aposentado com o vencimento ou salário do cargo ou emprego efetivo, acrescido das vantagens previstas em lei ou resolução, fazendo jus, ainda, à gratificação de função ou de representação percebida em qualquer época, durante, no mínimo, cinco anos consecutivos ou dez intercalados, mesmo que, ao aposentar-se, já estiver fora daquele exercício.” Além disso, o valor da gratificação incorporada será a maior percebida por 6 (seis) meses, tudo conforme a inteligência do § 1.º do artigo acima mencionado,