Pular para o conteúdo principal

REVISÃO DE PROGRESSÃO HORIZONTAL DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

É do conhecimento de todos que os professores públicos municipais de Goiânia sempre foram prejudicados, seja tendo poucos direitos e muitos deveres, seja não sendo respeitado esses poucos direitos.

Um exemplo explícito desse verdadeiro menosprezo é o direito não respeitado pelo Município de Goiânia referente à progressão horizontal de uma letra para doze meses de efetivo exercício no cargo de professor durante o período de 1.º de fevereiro de 1996 (conforme artigo 22 da Lei n. 7.399/94, alterada pela Lei n. 7.493/95) à 19 de junho de 2000 (até a aprovação do novo plano de carreira dos professores, Lei n. 7.997/2000).

Durante esse período, o Município não concedeu as progressões igualmente para todos, causando defasagens salariais e problemas nas aposentadorias.

Mas esse direito não está perdido. Todos os professores que quiserem exercê-lo, enquadrando-se corretamente no plano de carreira e receber os corretos salários, podem buscar as vias judiciais, sendo pacífico o entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO):

EMENTA: "Servidor Publico Municipal de Goiânia. Professor estatutário. Progressão Funcional. I - Publicada a lei que garante aos servidores públicos do Município de Goiânia o beneficio do movimento de progressão, preenchidos os requisitos para sua ocorrência impõe-se ao município sua aplicação, não podendo esquivar-se sob o argumento da inexistência de previa dotação orçamentária, pois o artigo 22 da Lei num. 7.399/94 não o condiciona a previa autorização orçamentária, mas apenas dispõe terem eles o direito a este beneficio a cada 12 (doze ) meses de efetivo exercício no cargo e, por outro lado, por que o artigo 60 desta mesma lei autoriza o poder executivo a abrir créditos adicionais necessários para este fim. II - Remessa de oficio e recurso voluntário improvidos." (TJGO -Recurso 7647-3/195 - Duplo Grau de Jurisdição. processo 200101708038)

Além disso, esse direito não está perdido, conforme inteligência do TJGO:

EMENTA: "Duplo Grau de Jurisdição. Apelação Cível em Mandado de Segurança. Decadência. Legitimidade passiva. Servidor publico municipal . Magistério. Progressão Horizontal. Direito liquido e certo. 1 - Legitimo e para figurar no pólo passivo do mandado de segurança a autoridade que defende o ato atacado, visto que, neste momento, revelou-se a autoridade coatora. 2 - Não ha. falar em decadência do direito a impetração, quando a ofensa ao direito do impetrante resulta de ato omissivo ou de trato sucessivo, visto que a cada pratica omissiva, renova-se o prazo para a impetração. 3 - Detectado que tem o funcionário municipal direito liquido e certo a progressão horizontal , conforme previsto em lei, e de se conceder a segurança, para que seja ele contemplado corretamente no plano de carreira e salários da municipalidade. Remessa apreciada, apelação conhecida, mas improvidas, sentença confirmada." (TJGO - Recurso 8367-5/195 - Duplo Grau de Jurisdição. Processo 200201707106) (grifo nosso)

Esse direito não abrange somente o de fazer valer a lei. Pode-se requerer também o pagamento da diferença salarial de até cinco anos retroativos à data da propositura da ação, bem como o direito à antecipação de tutela (da sentença) no sentido de se determinar desde o início da ação o correto pagamento dos salários.

Dessa forma, todos os professores que tenham ingressado na rede municipal de Goiânia até o dia 19 de junho de 1999 têm direito de, através de advogado, apresentar ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, com pedido de declaração do direito ao correto enquadramento no plano de Carreira, cumulado com pedido de condenação ao pagamento da diferença salarial retroativa aos últimos cinco anos anteriores da propositura da ação e pedido de antecipação de tutela, em face do Município de Goiânia, para fazer prevalecer um dos seus poucos direitos e fazer valer a verdadeira justiça.

Comentários

Anônimo disse…
Como posso fazer para entrar com a ação e corrigir minhas letras e meu salário?

Postagens mais visitadas deste blog

DIREITOS E VANTAGENS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS DA FUNÇÃO EXERCIDA PREVALECEM EM CASO DE CONTRATOS NULOS COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

As contratações sem concurso público foram prática comum os anos noventa e dois mil, e ainda existentes em muitas Unidades da Federação Brasileira nos dias de hoje. Essas contratações são nulas segundo o Poder Judiciário e Constituição Federal, fazendo as funções exercidas na realidade prevalecer sobre a indicada no nulo contrato, ou seja, valem os Direitos trabalhistas e previdenciários da função exercida em detrimento das da função constante no contrato nulo.

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DEVE ESTAR ACIMA DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO

O que vale mais em tempos de paz? A dignidade das pessoas ou o interesse público? Homens e mulheres diante da Administração Pública são pessoas humanas ou coisas inferiores? Onde ficam os servidores públicos diante do conflito entre a dignidade da pessoa humana e a supremacia do interesse publico? São pessoas ou coisas? A resposta mais comum a essas perguntas tem sido de que o interesse público deve prevalecer sobre os interesses individuais sob todas as circunstâncias. O coletivo é mais importante que o privado. E quando se fala de servidores públicos a resposta mais comum que se ouve é a seguinte: “já entraram sabendo que era assim e tinham escolha de entrar ou não”. Interesse público ou supremacia do interesse público – Também chamado de supremacia do interesse público sobre o privado é inerente à atuação estatal e domina-a, na medida em que a existência do Estado justifica-se pela busca do interesse geral, sendo colocado como um dos princípios de observância obrigatória pela Adm

EMENDA CONSTITUCIONAL N. 47/2005.

DIREITO À PARIDADE TOTAL DAS APOSENTADORIAS COM OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DA ATIVA E DIREITO DA REVISÃO DO BENEFÍCIO E DO RECEBIMENTO DAS DIFERENÇAS DE 31/12/2003 À 05/07/2005 Caros amigos servidores públicos. Só Deus sabe quantos problemas vocês têm enfrentado para se aposentarem. Os seus direitos previdenciários vêm sendo literalmente violentados desde 1998, com a Emenda Constitucional n. 20 (EC 20/98), e com a terrorista Emenda Constitucional n. 41 (EC 41/03), esta última do decepcionante e “traidor” Partido dos Trabalhadores. No entanto, depois de tanta usurpação dos direitos dos servidores públicos, foi aprovada no dia 5 de julho de 2005 a Emenda Constitucional n. 47 (EC 47/05), que veio amenizar um pouco essa transgressão. A EC 47/05 trouxe de volta a paridade total das aposentadorias com os salários dos servidores da ativa, dando direito aos servidores aposentados entre 31/12/2005 e 05/04/2005 à revisão de suas aposentadorias, bem como o direito ao recebimento das diferenças du